ViaMT
Cuiabá/MT
Pesquisar notícias
Serviços
Notícias
Institucional


JAURU

  NOTÍCIAS O MUNICÍPIO  

Distância da capital: km
Altitude: m

Microrregião:
Jauru





OUTROS MUNICÍPIOS

Araputanga
Figueirópolis D´Oeste
Glória D´Oeste
Indiavaí
Lambari D´Oeste
Mirassol D´Oeste
Porto Esperidião
Reserva do Cabaçal
Rio Branco
Salto do Céu
São José dos Quatro Marcos

ECONOMIA
PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONÔMICAS

Destaca-se a pecuária, com sistema de cria, recria, corte e leiteiro. Uma indústria de laticínios absorve grande parte do leite produzido. A agricultura está representada por pequenas propriedades rurais, destacando-se as culturas de arroz, milho, banana e outros produtos ligados à lavoura de subsistência.
voltar ao topo
GEOGRAFIA
FORMAÇÃO GEOLÓGICA

Coberturas dobradas do Proterozóico com granitóides associados, Grupos Aguapeí. Complexos metamórficos arqueanos ou pré-cambriano identificado. Sequências vulcano-sedimentares e complexo basal.

BACIA HIDROGRÁFICA

Grandes Bacias do Prata e Amazônica.

CLIMA

Tropical quente e sub-úmido com 4 meses de seca, de junho a setembro. Precipitação anual de 1.750 mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 24º C, maior máxima 40º C, menor mínima 0º C.
voltar ao topo
HISTÓRIA
Origem Histórica - O nome Jauru é referência ao Rio Jauru, que banha o território do município e deságua no Rio Paraguai. O Rio Jauru tem seu nome inscrito na história da América, registrando-se em seu leito a presença de expedições castelhanas, ainda no século XVI que o denominavam de Jauru. Também serviu de limite entre os reinos de Portugal e Espanha, assim definido pelo Tratado de Madrid em 1750.

A colonização do território que abriga atualmente o município de Jauru começou nos primeiros anos da década de cinquenta. Neste período a Companhia de Terras Sul Brasil adquiriu área de 250 mil hectares, no município de Cáceres, entre os rios Guaporé e Jauru.

Em 1953, Francisco Ângelo Montalar e outros membros da família adquiriram terras e instalaram-se na região. Estas terras foram divididas em quatro glebas, numeradas de 1 a 4. Uma das partes formou a área urbana de Jauru, que primeiro foi nomeada de Gleba Paulista, posteriormente alterada para Cidade de Deus. Por fim, lhe deram a denominação de Jauru.

Ajudaram a fazer a história do lugar as famílias de Avelino Garcia de Moura, João Garcia de Souza, João e Eurides Batista, José Mota, Romildo e Edson Pavini, João Evangelista Machado, Manoel de Souza Meira, Paulo Gonçalves de Campos, João Ribeiro da Costa, Sebastião Diogo, José Miguel, Guaracy Villas Boas, Edivarde Alves e tantas outras.

A igreja teve especial participação no desenvolvimento do município, através da atuação dos padres José Riva e Nazareno Lanciotte.

O município foi criado a 20 de setembro de 1979, pela Lei nº 4.164.
 
24/04/2014
Publicidade
Anunciantes

Anuncie já



Campanha Humanitária





 
ViaMT 2008-2014, Todos os direitos reservados - Rocha Produtos e Serviços